7 de mai. de 2012

Competência na Sec. de Meio Ambiente

Quando lí uma postagem no blog do Jornalista Hilário Gomes sobre o corte de um pé de manga no Jardim Bela Vista, que a moradora não gostou do corte e disse pretender processar quem realizou a erradicação, resolvi apurar melhor o fato pois conheço e sei da grande competência da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

A informação apurada, foi que a árvore necessitou ser erradicada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, porque estava com suas raizes (como mostra as imagens abaixo) comprometendo a realização da pavimentação asfaltica na rua Camapuã, e por isso, teve que ser erradicada.

Segundo informações do competênte Secretário de Meio Ambiente Antonio Del Nero, a Secretaria não faz erradicações se a arvore estiver saudável e nem causando transtornos, e disponibiliza sempre após os cortes, novas mudas para que sejam replantadas num local adequado, que não comprometa a rua, calçadas e residências.

*Tive a oportunidade de trabalhar 8 meses na Secretaria de Meio Ambiente, ali o pessoal é sério, só se erradica uma árvore, se realmente for preciso, mesmo assim quando é feito o corte, a Secretaria conta com centenas de mudas em seu viveiro municipal para fornecer a população para que seja feita o replantio.

Abaixo imagem de uma parte do Viveiro Municipal, alí, diariamente a Secretaria de Meio Ambiente cultiva mudas de várias espécies para fornecer gratuitamente para população.
Já na imagem abaixo, mostra uma das várias ações educativas da Secretaria de Meio Ambiente pela cidade. Numa das fotos, o Secretário Antonio Del Neto participa de plantio de árvore com alunos de uma escola de Sarandi.
Nesta outra foto, funcionária da Prefeitura distribui sementes de árvores no transito, com uma forma de incentivar o plantio de árvores no município. São exemplos que fazem da Secretaria de Meio Ambiente de Sarandi ser destaque na região em respeito a natureza.